A importância do módulo de elasticidade do concreto
- Thalles Quindeler
- 13 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Todo material tem uma fase elástica, sendo essa baixa ou alta. A elasticidade é uma propriedade comum entre os materiais. Um material quando exposto a uma força de tração, compressão ou cisalhamento pode chegar a três regimes da elasticidade, sendo elas: regime elástico, que é a fase onde a deformação acontece, mas quando se retira a carga o material volta ao seu estado inicial; regime plástico, onde o material sobre com uma carga uma deformação a qual quando é retirada a carga, ela não volta ao seu estado original, tendo uma deformação leve e permanente no sentido da força a qual foi aplicada sobre ela: regime além da plástica, onde a carga foi maior que o suportável e o material romper-se.
Dentro deste conceito temos duas classificações para os materiais: os dúcteis e os frágeis. Os materiais dúcteis apresentam uma deformação considerável antes da ruptura, e isso é uma característica positiva, pois o próprio material mostra ao responsável que ele está com sobrecarga e possibilita através do “aviso” que se faça uma intervenção no problema. Os materiais frágeis sofrem ruptura ou quebram sem apresentar grandes deformações, apesar de normalmente apresentarem resistências mais altas, eles rompem sem demostrar praticamente nenhum sinal de sobrecarga, causando acidentes quando peças não foram dimensionadas corretamente, por exemplo, e rompem, podendo levar a perda total do projeto.

Figura - Ensaio do módulo de elasticidade do concreto
É de suma importância para o engenheiro estrutural conseguir estimar o mais próximo possível o módulo de elasticidade do concreto que será usado na estrutura da edificação. O módulo de elasticidade do concreto varia de região para região (devido o material empregado no processo de concretagem). Por isso é necessário ter maior conhecimento de como os agregados e aditivos influenciam nesta propriedade para que o projetista consiga prever com maior precisão o seu valor e, quem sabe um dia, permitir que algum coeficiente de majoração seja diminuído.
Comentários